APRESSAMENTO COGNITIVO INFANTIL E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUENCIAS

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APRESSAMENTO COGNITIVO INFANTIL E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUENCIAS

O desenvolvimento da criança constituiu-se num excepcional processo de assimilação do que vê, ouve e vive, mas é necessário que ela esteja madura para iniciar seu processo de aprendizagem escolar.
Ao procurar os mecanismos que podem contribuir para que esse processo seja interrompido, pode-se deparar com o apressamento cognitivo, como foi visto no decorrer deste trabalho.
Um dos pontos a serem aqui ressaltados, são as conseqüências que esse apressamento pode trazer para a criança. Ao interromper o seu processo natural de desenvolvimento, pode-se estar retardando a aquisição dos seus conhecimentos escolares, ocasionando um processo contrário aos objetivos do apressamento.
A presença da psicopedagogo no acompanhamento de crianças que apresentam algum problema de aprendizagem torna-se importante, na medida em que ele pode fazer um diagnóstico precoce e reconduzi-las ao seu desenvolvimento natural.
O psicopedagogo, além de ser um profissional diretamente envolvido nos problemas de aprendizagem, tem condições de encaminhar crianças que apresentam problemas na aprendizagem para outros profissionais, segundo a necessidade que cada uma apresenta.

Por: Márcia Maria Loss de Carvalho

Fonte: http://www.abpp.com.br/artigos/50.htm

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